Deprecated: Non-static method socializeWP::get_options() should not be called statically, assuming $this from incompatible context in /home/centroteresianoc/public_html/wp-content/plugins/socialize/frontend/socialize-og.php on line 6
Os Carmelitas Descalços no Brasil

Os Carmelitas Descalços no Brasil

Foi a Província de São Filipe, de Portugal que, no período de maior expansão da Reforma, fundou o primeiro convento no Brasil. Tendo chegado à Bahia em 1663, fundaram o convento Santa Teresa em 1665. Uma das grandes motivações de se fundar no Brasil era pelo fato de que as caravelas que se dirigiam para a África deviam fazer escala na América, devido às correntes de ar; caso contrário os navios e a vela arriscavam-se de ficar parados no meio do atlântico. O convento no Brasil serviria de permanência temporário para os missionários africanos. Também fundaram em Olinda e assumiram diversas missões n o sertão do Rio São Francisco.

A fundação durou até a independência do Brasil de Portugal. Por serem súditos do superior portugueses, em 1840 os descalços tiveram que deixar o convento retornando ao seu país.

Os Carmelitas Descalços da Bahia estiveram também no Rio de janeiro em 1714 a 1716. Em 1741 o então bispo do Rio, D. João da Cruz, traz para o Rio frades de Portugal. Os frades permaneceram no Rio até 1830.

Mas foi o início do século XX que favoreceu o estabelecimento firme e a expansão dos Carmelitas no Brasil. Em 1911 frades espanhóis fundam no Sul do país, enquanto os italianos fundam no Sudeste.

Siga-nos: