Deprecated: Non-static method socializeWP::get_options() should not be called statically, assuming $this from incompatible context in /home/centroteresianoc/public_html/wp-content/plugins/socialize/frontend/socialize-og.php on line 6
Escola Apostólica de Santa Teresinha

Escola Apostólica de Santa Teresinha

Com a construção da primeira parte do convento, a casa poderá receber a primeira turma de meninos. Estão prontos a portaria, a capela interna, o dormitório para os seminaristas, os quartos dos frades, os refeitórios, a cozinha, a lavanderia.

Era o dia 21 de abril. A ata de inauguração da Escola Apostólica Santa Teresinha (na Ata consta o título de Nossa Senhora do Carmo, mas o título de Santa Teresinha impõe-se depois e aparece em todos os documentos posteriores), registra as pessoas presentes: “com a honras a presidência de sua Eminência Reverendíssima, o Senhor Cardial Mota, seu secretário Rev.mo Padre José Mota, o Rev.mo Reitor do Seminário Arquidiocesano de S. Paulo Padre, Monsenhor Luiz Gonzaga da Silva, demais R.R.P.P. professores do Seminário, 150 seminaristas, o Rev.mo Provincial do Brasil Padre Frei Paulino do Sagrado Coração de Maria, o Rev.mo P. Diretor da Escola Apostólica Nossa Senhora do Carmo Frei Ludovico de Sta. Teresa, o Rev. Pe. Superior da Matriz de Sta. Teresinha de S. Paulo, Frei João Batista de S. José, o Pe. Superior de S. Roque Fr. Venâncio de S. Luiz, dos R.R.P. Padres da ordem: Frei Geraldo, Frei Adeodato, Frei Gabriel, Frei Boaventura, Frei Alberto de Santa Teresa, iniciador do Seminário, autoridades civis: Sr. Prefeito Municipal de S. Roque Dr. Danton Castilho Cabral, o Vice-Prefeito Horacio M. Lanni, delegado de polícia Dr. Benedito Nunes Dias, vereadores Rodolfo Artur Larvetti, Armando Esébio e José Carvalho de Brito, diretores da Caixa Economica Dr. Argeu Vilaça e Alcides Vieira; Dr. Bettini, do D.N.E.R. Sr. Enos Martins, Dr. Renato Vieira, o prior da Ordem Terceira de S. Roque ¬He. Hugo Liegl Junior, a priora da mesma Ordem Ir. Maria do Coração Eucaristico de Jesus, associações paroquiais, particularmente Apostolado da oração, congregados de Nosso Senhor e Filhas de Maria que trabalharam intensamente para o brilho desta festividade com o concurso da Ordem Terceira de S. Paulo cuja priora é Ir. Fernanda do Sagrado Coração de Jesus e outras irmãs, da Ordem Terceira do Rio de Janeiro representado pela prior Ir. Justino Tarcisio de S. Teresinha, da priora Ir. Maria Teresa de Jesus Crucificado e quinze irmãs, senhoras do apostolado e demais associações e S Raul Lopes de Faria e outros congregados, Reverendas irmãs vicentinas de S. Roque, irmãs carmelitas, servas de Maria, pessoas da Ação Católica do Rio D. Guiomar Silva da Rocha e Iris D. Branne, muitos assistentes, convidados de S. Roque, S. Paulo e do Rio cujos nomes nos escaparam. Foi numerosíssima a afluência de pessoas que representavam todas as esferas sociais. Representou a imprensa o jornalista HeitoBocato.

As nove horas da manhã à entrada do edificio foi recebido com palmas e estrondosa oração dos presentes o Rev.mo Cardial de S. Paulo”.

Inicia-se a Escola Apostólica, dedicada à formação inicial das vocações ao Carmelo Descalço. Durante 23 anos foram muitos os jovens que por ali passaram, sendo instruídos pelos frades, orando, trabalhando, recreando.

As vocações para o seminário, que chegou a ter mais de 100 alunos, vinham principalmente da região de S. Roque, mas também de Minas Gerais, onde missionava nesta época o freiTelésforo.

Siga-nos: